O quarto Montessoriano da Joana


Não acredito que haja a técnica certa para se educar e ajudar no desenvolvimento dos nossos filhos, mas acredito que cada ser vivo sabe o que é melhor para si, mesmo os mais pequenos.
Por isso decidi que quem construiria seu espaço seria ela, minha Joana.



Eu tento assistir as necessidades dela de acordo com o que ela pede. Na maioria das vezes, ou quase todas, pediu sem palavras.
Ela quer escolher as proprias roupas? Então deixo as roupas ao alcance. Ela gosta de se vestir sozinha?Por tanto, nada de roupas muito complicadas e cheias de botões.
Ela desde que começou a gatinhar pela casa, gosta de organizar os brinquedos, brinca mais de arrumar do que propriamente usar os brinquedos. Nada mais justo, do que ela ter caixas de arrumação de fácil uso.

E por aí vai. Ela demonstra a necessidade, e eu tento prover e orientar, mas sem me intrometer.
Ela adora me ajudar nos afazeres domésticos. Nem sempre a ajuda é boa. Certa vez passou manteiga nos vidros da porta da sala. Nunca mais deixei a manteiga sobre a mesa..rsrsrs mas não briguei com ela por isso. Eu vi que tinha boa intenção e falta de orientação. Por isso, agora ela tem seu paninho de limpeza e já sabe que não se passa nenhum tipo de produto (Nenhum).  É das poucas coisas que proibo e digo que é só a mamãe e o Papá, nada de químicos ( ou leite rsrsrs).
Coloquei um varal para ela estender as proprias roupas.
Um cesto para as roupas sujas, e ela mesma guarda as roupas.

Começa a aprender a dobrar.
Sou completamente contra as crianças fazerem as tarefas domesticas, mas penso que ela aprende muito com o que faz. Como eu disse antes, nem sempre é uma ajuda. Com certeza eu faria essas pequenas tarefas em segundos, mas foi com os prendedores(molas) das roupas que ela aprendeu as cores e está a começar a contar.
Não precisa um grande investimento financeiro para isso, caixas de arrumação de brinquedos podem ser até caixas de papelão pintadas ou mesmo encapados com papel de presente.

O colchão no chão, alem de ser mais seguro, é mais barato. Pode colocar um forro por baixo, e não se esqueça de virar o colchão de tempos em tempos para evitar humidade e mofo.
E o mais óbvio, manter sempre limpo e evitar que entrem calçados no quarto. Ou use chinelos apenas para casa.
Assista seu filho, veja o que ele precisa, o que ele gosta de fazer, e como gosta de fazer à sua própria maneira.

Leia tambémDia de Limpeza com crianças.
2 3 4 5 6 7

Postagens populares