Bebês na piscina, quando e como?

Para mim o verão já passou há alguns meses, mas eu sei que no Brasil e alguns outros países que nos acompanham é verão... e as férias já estão chegando, por isso vamos ao que interessa...
Meu Pedrinho com 2 meses e meio

Posso levar meu bebê para piscina?


Pode.
Se tiver uma sombra para ir e for antes das 11 da manhã (sendo realista) e depois das 15.30 da tarde.
Eu podia aqui dizer que devem ir até as 9 da manha e depois das 17h que é o melhor horário, para estarem bem à vontade e brincarem, mas eu sei que a maioria vai fora deste horário... Então, que pelo menos, evitem o horário de 11h da manha até as 15.30h da tarde que é mesmo o pior.

Quanto tempo meu bebê pode ficar exposto ao sol?

Apenas 15 minutos (até 1ano pelo menos) e com muito juízo e bom senso.

Protetor solar para bebê?

Sim, fator de proteção acima de 35.
Até os 6 meses é um protetor bastante específico de uso pediátrico e normalmente é vendido na farmácia. (De preferência, consulte um farmacêutico de confiança, ou peça a recomendação do pediatra/medico de família)

Quando o bebê pode entrar na água?

A partir dos 4 meses.
Já existem inclusive aulas de "natação" para bebês desta idade (com um tratamento de água diferenciado).
Mas na piscina onde todos vão, apenas alguns minutinhos, pode molhar o pezinho e brincar.
Eu recomendo não molhar o rostinho e até indico que lave as mãos do bebê depois que sair da água. Para evitar que esta água entre na boca dele.

Tudo com muita prudência, protetor solar e chapéu.
Avalie se seu bebê já é firme, se fica retinho e principalmente se está mesmo gostando.

Depois dos 8 meses, o bebê já brinca um pouco mais na água, mas tente evitar que o bebê beba água, para não causar gastroenterites e afogamento (óbvio).

Nesta idade, já pode e deve usar as fraldinhas de piscina. Já se encontra em todos grandes supermercados e farmácias. Esta fralda não fica cheia de água. Não absorve o xixi, mas evita o constrangimento de cocô na água.


Hidrate o bebê

Se amamenta, ofereça varias vezes o peito durante o passeio, como medida de reidratação, apenas o seu leite basta. Por isso, a mãe deve beber muita água.


Se não é amamentado, ofereça água. Aos 4 meses pode oferecer suco natural sem açúcar.

Lembre se também de levar frutas lavadas e se possível já cortadas. Tudo bem acondicionado.
Meu Pedrinho com 3 meses abeira da Piscina

Segurança

Nunca, de forma alguma se afaste do bebê. Se vai no carrinho de bebê, esteja sempre perto. E com um chapéu de sol apenas para o bebê.
Não o vista muito ou deixe coberto. O bebê sente tanto calor quanto nós. Mesmo com 1 mês.

O mais importante sempre, é o bom senso. Cada mãe sabe o seu limite e do seu filho. Ele é sua prioridade. Aprenda a dizer não e seja uma leoa protegendo seu bebê, SEMPRE!

Leia também na Piscina com filhos

2 3 4 5 6 7

Postagens populares